Índice de Velocidade

Os índices até 79 não conferem registro de mérito, poderão servir apenas para classificar os animais com tempos semelhantes enturmando-os nos páreos comuns ou torneios com equilíbrio de peso.

Os critérios utilizados na elaboração e aplicação da tabela são os estabelecidos pela AQHA.

Sempre ouvimos sobre Índices de Velocidade. Os famosos AA, AAA ou AAAT, que são inscritos após o nome dos cavalos.

Um cavalo recebe um Índice de Velocidade cada vez que ele corre numa pista reconhecida.

Como as pistas de corrida são diferentes, os tempos variam um pouco de pista para pista e o sistema I.V., que segue as regras da American Quarter Horse Association (AQHA), foi desenvolvido como um meio de comparar cavalos de corridas nas diferentes pistas.

O I.V. frequentemente colocado após o nome do cavalo, como por exemplo, Dash For Cash AAAT-114, é o maior índice obtido por este cavalo durante a sua carreira.

A cada ano e para cada pista reconhecida, são selecionados os três melhores tempos em cada distância (sem repetir o animal) em cada um dos três últimos anos e tira a média destes nove tempos, para encontrar então o tempo que representará o novo índice de Velocidade 100.

A Tabela de índice de velociade é baseada nos tempos corridos pelos MELHORES CAVALOS. Aqueles que obtiverem índices de 70 a 80 são bons, 80 a 89 são velozes, na faixa dos 90 são realmente rápidos e 100 ou mais são excepcionais. Quem obtém I.V. 100, igualou a média dos tempos dos melhores cavalos que já correram naquela pista nos últimos anos.


VOLTAR

RODOVIA CASTELLO BRANCO KM 86,5 - SOROCABA/SP
FONE (15) 99150 3410